sábado, 22 de agosto de 2020

O que é um Cristão? 7/12 Filiação, Vida e Vida Eterna (parte 6)



Vida nas Escrituras nunca significa mera existência, mas sempre implica saúde, força e alegria, assim como a palavra, às vezes, é usada por aqueles em circunstâncias deprimentes, quando dizem: "Nós não vivemos, nós sobrevivemos*" (veja João 4:50-53; I Tessalonicenses 3:8); e o mero sobreviver espiritual, como é visto no homem em Romanos 7, não é, portanto, chamado de vida espiritual. A vida é encontrada no capítulo oitavo, no qual está escrito: "O Espírito é vida, por causa da justiça". Ninguém pode dizer que tem vida nesse sentido a menos que tenha o Espírito, embora uma obra de Deus possivelmente tenha começado em sua alma e, se assim for, ele nunca estará perdido.

Além disso, mesmo que o Espírito seja vida, nós, ao pensar na vida, não devemos olhar para dentro, mas para Cristo, como está escrito: "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória" (Colossenses 3:1-4).

A ideia aqui quanto à nossa vida não é a sua segurança, embora, é claro, estejamos seguros, mas onde e em quem ela está, a saber: em Cristo no céu. A esfera da nossa vida não é a terra, mas o céu, e todas as fontes, força e prazer vêm de lá, embora, quanto aos nossos corpos, estejamos na terra como peregrinos e estranhos.

Então, em Gálatas 2:20 o Apóstolo Paulo diz: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim". Aqui Cristo vive nele, mas evidentemente toda a Epístola mostra que ele não está ocupado com Cristo em seu interior, mas com Cristo na glória.

Ninguém pode realmente tomar para si as palavras do apóstolo até que ele também tenha aceitado a morte com Cristo em sua própria alma como sua porção aqui, e esteja contente em ter sua fonte de vida originada da glória em vez da terra, como costumava fazer.


*Nota do tradutor: Ou quando falamos que estamos "apenas respirando" ou no sentido de estar "desperdiçando a vida" dizemos: "isso não é viver", "isso não é vida".


Tradução do livro "What is a Christian?" de S.L. Jacob (1845-1911). Disponível em STEM Publishing: https://www.stempublishing.com/authors/Jacob/Jacob_What_is_Christian.html  Traduzido por André Boechat. andreestudosbiblicos.blogspot.com @andre_boechatfelipe