quarta-feira, 10 de junho de 2020

O que é um Cristão? 1/12 O significado do termo (completo)

O significado do termo

A palavra Cristão é usada apenas três vezes na Bíblia. Em Atos 11:26, está escrito que "em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". As outras ocasiões nas quais o termo é usado são Atos 26:28 e 1 Pedro 4:16.

Pela palavra Cristão, neste livro, entende-se o povo de Deus durante o tempo presente, desde a morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus Cristo, e a vinda do Espírito Santo; e antes da segunda vinda do Senhor. Essas pessoas de Deus são, nas Escrituras, geralmente chamadas de irmãos, discípulos ou santos, embora esses termos não estejam confinados aos salvos durante a presente dispensação. A palavra Cristão, no entanto, pode ser usada em um duplo sentido; podemos aplicar a palavra somente àqueles que são Cristãos verdadeiros, ou seja, àqueles que são nascidos de Deus e têm perdão dos pecados, e nos quais o Espírito Santo habita; ou, podemos usar a palavra em um sentido geral como aplicável a todas as pessoas batizadas; e neste último sentido, quase todos os habitantes da Europa e América, assim como alguns em outras partes do globo, são Cristãos. Agora, todos esses últimos, exceto os poucos que são Cristãos reais, são de fato Cristãos sob responsabilidade e têm imensos privilégios; no entanto, isso só tornará a sua condenação mais terrível, a menos que se arrependam e creiam antes que seja tarde demais. Está escrito: "E o servo que soube a vontade do seu Senhor" [isto é, o Cristão nominal] "e não se aprontou, nem fez conforme a Sua vontade, será castigado com muitos açoites. Mas o que a não soube" [isto é, os ignorantes entre os pagãos] "e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá" (Lucas 12:47-48).

O objetivo em vista é procurar desdobrar alguma coisa das bênçãos, privilégios e responsabilidades do verdadeiro Cristão; todavia, se você, meu leitor, é um daqueles que meramente têm um nome para viver enquanto estão mortos; então neste caso, peço-te, antes que seja tarde demais, que pense que coisa terrível é ter o nome de Cristão, e ainda assim estar realmente sem Deus e sem esperança no mundo. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna" (Gálatas 6:7-8). Está escrito: "Como escaparemos nós, se não atentarmos"  [meramente não atentarmos] "para uma tão grande salvação". E de novo: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo" (Hebreus 2:3; Hebreus 10:31). Volte-se para Deus enquanto ainda há tempo, invoque-O enquanto Ele está próximo, enquanto a porta da misericórdia ainda estiver aberta. Ele não irá expulsá-lo, mas irá recebê-lo com amor infinito, irá apagar todos os seus pecados, irá torná-lo Seu filho agora e depois irá recebê-lo para a glória; tudo em virtude dos méritos e da morte de Seu Filho Jesus Cristo. Mas se você não se voltar, tenha certeza de que Aquele que não poupou Seu próprio Filho na cruz, mas o abandonou, certamente não o poupará; mas te expulsará para sempre da Sua presença no lago de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes.

 

Tradução do livro "What is a Christian?" de S.L. Jacob (1845-1911). Disponível em STEM Publishing: https://www.stempublishing.com/authors/Jacob/Jacob_What_is_Christian.html
Traduzido por André Boechat. andreestudosbiblicos.blogspot.com @andre_boechatfelipe