domingo, 5 de julho de 2020

O que é um Cristão? 5/12 O Espírito Santo (parte 4)



É impossível neste breve tratado entrar em todas as maravilhosas bênçãos que se acumulam ao Cristão pela habitação e presença do Espírito Santo. Só há espaço para falar um pouco mais sobre o assunto.

O selamento do Espírito, e o Espírito dentro de nós como poder da filiação, já foram apontados. O Espírito também é "a unção" (II Coríntios 1:21), em virtude da qual pertencemos a um sacerdócio santo e real (I Pedro 2:5,9), e por meio do qual somos preservados, se escutarmos Seus ensinamentos, de toda doutrina falsa e das seduções de muitos anticristos que existem ao nosso redor (1 João 2:18, 27). O Espírito Santo também é o penhor da nossa herança (veja Efésios 1:14 e II Coríntios 5:5), ou seja, a prova e garantia segura da glória de Cristo, da qual seremos participantes. O Espírito Santo revela Cristo para nós de uma maneira dupla; Ele traz à nossa memória tudo o que Cristo era quando estava na terra (João 16:26) e faz com agora que se torne conhecida a nós Sua glória, presente e futura (João 16:13,15). Pela vinda do Espírito Santo, os corpos daqueles nos quais Ele habita se tornam templos do Espírito Santo (I Coríntios 6:19). O Espírito Santo é o poder em nós, pelo qual Cristo pode habitar pela fé em nossos corações; a fim de, estando enraizados e fundados em amor, possamos perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que possamos estar cheios de toda a plenitude de Deus (Efésios 3:16-21). O Espírito Santo é dado a nós para que possamos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus (I Coríntios 2:12).

De fato, embora recebamos todas as bênçãos (incluindo o dom do Espírito Santo), em virtude da obra de Cristo, ainda assim, é somente pelo Espírito Santo que somos capazes de desfrutar dessas bênçãos, e é somente por meio dEle que somos capacitados a andar no poder dessas bênçãos em um mundo que expulsou nosso Senhor. Vamos então sempre agradecer a Deus com corações fervorosos por nos dar o Seu Espírito, mas não sejamos culpados do erro de pedir a Deus que envie o Seu Espírito Santo, pois Ele já está aqui. Davi em outra dispensação podia orar corretamente: "Não retires de mim o teu Espírito Santo"; mas não podemos fazer esta oração sem estar deixando de crer. Antes da vinda do Espírito Santo, o Senhor podia pedir ao Seu povo que orasse para recebê-Lo (Lucas 11:13); mas agora que Ele veio, Ele é dado, como já vimos, àqueles que aceitam Seu testemunho quanto ao perdão dos pecados por meio de um Cristo ressuscitado. O grande fato para nós agora é que Ele está aqui; vamos então nos entregar totalmente e sem reservas à Sua orientação e ensino, sempre reconhecendo o fato de que Ele está aqui e habita em nós, que cremos.


Tradução do livro "What is a Christian?" de S.L. Jacob (1845-1911). Disponível em STEM Publishing: https://www.stempublishing.com/authors/Jacob/Jacob_What_is_Christian.html  Traduzido por André Boechat. andreestudosbiblicos.blogspot.com @andre_boechatfelipe