sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O que é um Cristão? 10/12 Responsabilidades individuais (Parte 10)



Se, no entanto, o Cristão, quando peca, não confessa a Deus, mas prossegue no seu pecado, o que acontece? Bem, o Pai não pode rejeitá-lo, porque ele é Seu filho, e o Pai o deu a Cristo e, portanto, está empenhado em levá-lo para casa em segurança; pois "aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou" (Romanos 8:30). Ele não pode, portanto, rejeitá-lo, mas, sendo um Deus santo, não pode permitir que prossiga em pecado. Portanto, Ele deve repreendê-lo aqui; "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo" (I Coríntios 11:31-32). Se somos bastardos e não filhos, então podemos prosseguir aqui sem castigo, porque há o julgamento está para vir; mas se realmente somos filhos, então Ele deve tratar conosco agora, porque, como vimos antes, não entraremos em julgamento para salvação de forma alguma (veja Hebreus 12:5-11; e também João 5:24). 

Que ninguém pense que o pecado em um filho de Deus é uma coisa leve, ou que a correção do Senhor é leve; longe disso. O pecado em um filho de Deus é muito mais terrível do que o pecado no pecador, e não há angústia tão dolorosa na terra como a angústia de um filho verdadeiro, mas rebelde, quando a mão disciplinadora de Deus está quebrando sua vontade teimosa e rebelde. Leitor cristão, apresse-se em julgar a si mesmo para que o Pai amoroso não tenha que tomar Sua vara e castigá-lo. "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela (Hebreus 12:11). Se, no entanto, meu leitor, você está vivendo descuidadamente, mas sem punição, então trema, pois você deve ser um bastardo e não um filho, e seu julgamento acontecerá no futuro, e você perecerá eternamente, a menos que você logo se converta. Mas leitor, se você é um verdadeiro Cristão e, ainda assim, é alguém que treme com as responsabilidades de sua nova posição, então ouça a voz de Deus dizendo a você: "Não temas"; o que é impossível aos homens é possível a Deus. Todo o poder está guardado para você em Cristo: "Ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes" (Tiago 4:6). O poder de Cristo se aperfeiçoa na fraqueza (II Coríntios 12:9).

Quanto mais você sente sua fraqueza, mais você desconfia de si mesmo, mais se sente obrigado a olhar para Cristo em tudo e para todas as coisas, mais se manifestará Sua força e Seu nome glorificado em você. Regozije-se sempre; maior é Aquele que está por você do que todos os que estão contra você; maiores são o Pai, o Filho e o Espírito Santo, do que Satanás, o mundo e você mesmo; você será mais do que vencedor por Aquele que o amou. Que benção é saber que Deus é o seu Pai, que o ama com infinito amor e está conduzindo-o com infinita destreza por meio de todas as dificuldades e tentações deste presente mundo mau, para a Sua casa no céu. Lance então toda a sua ansiedade sobre Ele, pois Ele cuida de você. Em tudo, por meio da oração e súplica com ação de graças, faça suas petições conhecidas a Ele, e a paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o seu coração e mente por Cristo Jesus (veja Filipenses 4:6-7). 


Tradução do livro "What is a Christian?" de S.L. Jacob (1845-1911). Disponível em STEM Publishing: https://www.stempublishing.com/authors/Jacob/Jacob_What_is_Christian.html  Traduzido por André Boechat. andreestudosbiblicos.blogspot.com @andre_boechatfelipe