sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

O que é um Cristão? 12/12 Conclusão (Completo)

Conclusão

Resta agora dizer algumas palavras apenas para concluir. Este é apenas um esboço ligeiro e imperfeito. Mas se tiver apenas o efeito de fazer com que algum coração se volte para Cristo ao pensar nas maravilhosas bênçãos que nos são dadas livremente de Deus em Cristo Jesus; se apenas despertar alguma alma para um sentido mais profundo das responsabilidades que fluem da nova posição, bênçãos e privilégios do cristão, então não terá sido escrito em vão. Sem dúvida, algumas das coisas que foram ditas, parecerão estranhas para alguns dos leitores; mas deixe-me implorar que não rejeite o que está escrito porque é estranho. Somos ordenados a examinar todas as coisas (I Tesssalonicenses 5:21); e como podemos prová-las? A palavra de Deus é o único teste. Está escrito sobre os bereanos: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim" (Atos 17:11). O Apóstolo Paulo, ao deixar os discípulos em Éfeso, não tinha ninguém a quem os recomendasse, a não ser "a Deus e à palavra da sua graça" (Atos 20:32). O Apóstolo Pedro, da mesma maneira, não nomeia nenhum sucessor, mas escreve as suas Epístolas, para que tenhamos em mente as palavras, que foram ditas anteriormente pelos santos profetas, e os mandamentos dos Apóstolos do Senhor e Salvador. (II Pedro 3:1-2). O Apóstolo João diz: "Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus ouve-nos; aquele que não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos nós o espírito da verdade e o espírito do erro" (I João 4:6). De maneira semelhante, todos esses apóstolos nos falam dos erros que ocorriam "fora" ou estavam para entrar. O Apóstolo Paulo diz: "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas" (II Timóteo 4:3-4). O Apóstolo Pedro avisa sobre os falsos mestres e fala sobre escarnecedores que virão (II Pedro 1-3). O Apóstolo João diz: "é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora" (I João 2:18); e, novamente: "Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai" (I João 2:24). E mais uma vez: "E o amor é este: Que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele" (II João 6). 

Deixe-me então suplicar-lhe, meu leitor, que examine seriamente a verdade de Deus por si mesmo, para que possa ver se estas coisas são assim. É melhor confiar no Deus vivo do que depositar qualquer confiança no homem. Os mansos Ele guiará no julgamento, os mansos Ele ensinará o Seu caminho. Não tenhais medo de confiar nEle totalmente e sem reservas; o caminho da fé é um caminho estranho, um caminho impossível para a carne e o sangue, para a visão e o sentido, e apenas possível no poder do Espírito de Deus; contudo, as pegadas do Senhor Jesus estão lá, e tereis a Sua companhia, e a doçura da Sua presença de uma maneira tal que aqueles que trilham os caminhos superados marcados pela teologia dos homens e pelos sistemas dos homens nunca saberão. Não acredite naqueles que dizem que a Bíblia é um livro difícil. É o livro enviado pelo Pai para Seus filhos; é muito simples, pois Ele conhece nossa estrutura e se revela a Si mesmo aos meninos. É verdade, claro, que existem inúmeras diferenças de doutrina por aí, mas a razão não é que a palavra de Deus não seja simples, mas sim devido ao orgulho e insubmissão do coração, o que faz com que muitos cheguem à palavra de Deus com opiniões preconcebidas, a fim de encontrarem o que querem, em vez de virem com a mais profunda submissão para ouvir o que Deus tem a dizer.

Deixe-me implorar que ponderes tudo na presença de Deus, e à luz da Sua verdade; e não a rejeite porque não é chamado de ortodoxo e nem que é sustentada por aqueles entre os quais você vive. Tudo o que é de Deus vale mais do que qualquer coisa; e quanto maior a dificuldade em ser fiel a ela, maiores serão as bênçãos para aqueles que a defendem e são valentes pela verdade. É bem verdade que a verdade de Deus pode causar separações nas famílias. Foi assim no tempo do Senhor; tem sido assim desde então, notavelmente na Reforma, e assim será agora; pois Cristo nos disse claramente que não veio trazer paz, mas espada; e que os inimigos de um homem serão os de sua própria casa (Mateus 10:34-36). É bem verdade que, por amor da verdade, os homens podem te odiar, te separar de suas companhias, te reprovar e rejeitar o teu nome como mau por causa de Cristo, mas grande será a tua recompensa no céu (Lucas 6:22-23). Não podemos servir a Deus e a Mamom. Se formos do mundo, então o mundo amará o que é seu; mas se não formos do mundo, o mundo nos odiará. Se quisermos a amizade do mundo, isso só pode acontecer ao custo de sermos culpados de adultério espiritual (Tiago 4:4). A palavra de Deus testará tudo naquele dia em que o Senhor trará à luz os conselhos do coração. Deixai-a testar tudo por você agora. Não diga "Posso fazer tudo o que não for proibido por ela". Não é assim, isso implicaria que você soubesse tudo que há nela, e tal forma de agir o levaria a muitos erros. O único caminho seguro é insistir em um "assim diz o Senhor" para tudo o que você fizer. Isso pode parecer moroso e tacanho neste afoito século XX¹; mas Cristo estará sempre com você, e a alegria do Senhor será a sua força. Cada prova e tristeza serão degraus para conduzi-lo a um conhecimento mais profundo de Cristo e de Seu amor. Deus colocará diante de você uma porta aberta e ninguém poderá fechá-la e, embora seu caminho for solitário aqui, pouco a pouco você não sairá mais, e a aprovação do Mestre soará indescritivelmente doce aos seus ouvidos e retribuirá você mil vezes por tudo que você poderá sofrer aqui. Que o Senhor, em Sua graça, conceda que possa realmente ser assim com você. 


¹Nota do Tradutor: Este livro foi escrito no início do século XX. Quão verdadeiras são essas palavras no século XXI!

Tradução do livro "What is a Christian?" de S.L. Jacob (1845-1911). Disponível em STEM Publishing: https://www.stempublishing.com/authors/Jacob/Jacob_What_is_Christian.html  Traduzido por André Boechat. andreestudosbiblicos.blogspot.com @andre_boechatfelipe